sexta-feira, 24 de janeiro de 2014


Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias puras, sejam elas simples ou compostas. As proporções entre os constituintes de uma mistura podem ser alterados por processos químicos, como a destilação. Todas as substâncias que compartilham um mesmo sistema, portanto, constituem uma mistura. não se pode, entretanto, confundir mistura com dissolver.

Água (H2O) e óleo, por exemplo, misturam-se mas não se dissolvem. Isso torna o sistema água + óleo uma mistura, não uma solução.

Existem três tipos fundamentais de misturas: as homogêneas (homo: igual), as heterogêneas (hétero: diferente) e as coloidais.


1) Misturas homogêneas 


E importante notar o seguinte: muitas vezes, nós não enxergamos (nem ao microscópio) cada uma das substâncias que estão misturadas. Dizemos então, que a mistura é uma mistura homogênea ou sistema homogêneo ou solução.

Por exemplo:



Neste exemplo, a água (H2O) é o solvente e o açúcar (C12H22O11), o soluto. Generalizando, "solvente é o que dissolve" e "soluto é o que está dissolvido".


2) Mistura Heterogêneas



Outras vezes, podemos ver (a olho nú ou com microscópios) as substâncias que formam a mistura, temos então, uma mistura heterogênea ou sistema heterogêneo:



Evidentemente, à medida que são construídos microscópios cada vez melhores, iremos notando que muitas misturas que nos pareciam homogêneas são, na realidade, heterogêneas.

Numa mistura heterogênea, cada porção homogênea é denominada fase. No exemplo "água e óleo", temos duas fases - é uma mistura bifásica. Evidentemente, cada fase pode ser uma substância pura ou uma mistura homogênea.

Ao contrário das substâncias puras, as misturas:


A) Não têm composição constante:

- Podemos juntar sal (NaCL), em quantidade maior ou menos, a um copo de água.


B) Não têm propriedades características e bem definidas

- Enquanto a água pura congela sempre a 0ºC, a mistura de água e sal (NaCL) congelará abaixo de 0ºC, numa temperatura que dependerá da quantidade de sal que foi adicionada à água.

As misturas homogêneas apresentam propriedades constantes, em toda sua extensão. Nas misturas heterogêneas, as propriedades variam ao se passar de uma fase para outra.

Exemplo prático: - Você mesmo pode fazer e observar o seguinte: despeje um pouco de sal num copo com água; o sal vai ao fundo e você estará vendo uma mistura heterogênea (uma fase é o sal, outra é a água); agite o sistema com uma colher; depois de um certo tempo, todo sal terá se dissolvido e você irá ver, agora, uma mistura homogênea ou solução (há uma única fase que é a água salgada). Juntando mais sal à água, você poderá repetir suas observações. No entanto, após algumas adições, o sal não irá mais se dissolver, por mais que o sistema seja agitado; diremos, então, que a solução está "saturada" em sal.


3) Mistura Coloidais


Nas misturas coloidais, os componentes da mistura consegue distinguir-se pequenas partículas a olho nu, contudo se usarmos um instrumento de ampliação, como um microscópio, conseguir-se-ia distinguir muito melhor os diferentes componentes da mistura.

Por exemplo:



No exemplo do granito, temos três fases - o conjunto dos pontos brilhantes, o conjunto dos pontos escuros e a massa cinzenta que constitui a pedra - o granito é, pois uma Mistura trifásica. Evidente, cada fase pode ser uma substância pura ou uma mistura homogênea







O granito ampliado em um microscópio



Então concluímos desta forma a classificação da mistura:


0 comentários:

Postar um comentário